Cenotaph wrote:
Okay, eu já tinha visto esses dados dos ACE e acho-os interessantes, pq a tendência deles não me parece muito parecida com a da temperatura média global. Por exemplo se analisares os dados todos desde 1861 até 2006, tudo bem, houve um aumento, mas isto é provocado em grande parte pq no inicio os valores são em geral mt baixos, não sei explicar isso mas pode dever-se a muita coisa. A partir de 1890 não parece haver uma tendência em especial e confirmei-o vendo em Excel, algo q tb podes fazer.
Pah se tu o dizes. Não há tendencia alguma, mas
Quote:
ok, ok, o estudo, não o vou ler, sorry, pode existir uma relação entre temperaturas altas e fenómenos extremos, um dos piores anos q tivemos ultimamente esteve relacionado, de alguma forma, com o El Niño, de que forma é que não sei. Kerry Emanuel, um dos principais "pais" da relação entre aquecimento global e furacões, agora sugere q há outros factores com muita influência e já questiona essa assumpção.
se lesses o estudo, talvez entendesses a relação entre um e outro. Talvez a média (das décadas que tem uma trend de subida) fizesse sentido.
Quanto ao Kerry Emanuel, leste o trabalho dele?
Ele não duvida da ligação entre um aumento de temperatura e um aumento de furcões no oceano atlantico, nem questiona essa ligação.
Quote:
The increase in potential
intensity of about 10% in the North Atlantic over
the last 30 yr was driven by increasing greenhouse gas
forcing, declining lower-stratospheric temperature,
and decreasing surface wind speed (Emanuel 2007);
this increase is consistent with the ~60% increase in
tropical cyclone power dissipation during this time.
Explicit simulations of tropical cyclones using
global climate models as well as a variety of downscaling
techniques all show a general tendency toward
decreasing tropical cyclone frequency and increasing
intensity and rainfall rates, although there is much
variability from model to model and from ocean
basin to ocean basin. The increased intensity is related
to increasing potential intensity as the climate warms,
while the increased rainfall rate is a straightforward
consequence of increased atmospheric humidity,
according to Clasius–Clapeyron. The decreasing
frequency of tropical cyclones appears to be owing to
an increase in the magnitude of the thermodynamic
inhibition to genesis, as given by the parameter χm
defined by (2); this is a predictable consequence of
global (as opposed to local) warming.
Tropical cyclones may affect climate
Ele fala que antes da altura de satélites é
dificil fazer uma aproximação real do impacto de ciclones e furacões no ambiente, havendo outras variaveis que tenham forcings radiativos positivos.
Em sitio algum nega essa ligação, citando várias vezes o trabalho como correcto *roll drum* Mann
et Emanuel.
Quote:
Tenho temperaturas, tenho actividade solar, mas pedi amplitude da temperatura, a tal historia de invernos mais frios e verões mais quentes. Sugiro um exercicio, eu sei q nao é "global" nem nada. Mas ve as temperaturas em Lisboa desde 1880, q têm uma tendencia de aumento clara, e vai vendo os meses mais frios e mais quentes dos determinados anos e ve se consegues estabelecer uma relação.
Para que é que eu quero ver uma variável local?
Ler abaixo.
Quote:
O gráfico da NASA não é o hockey stick, mas é o coiso e tal, ja os conheço bem, tenho ido tantas vezes a esse site nos ultimos anos lol
É o coiso e tal calculado de maneira diferente do Mann.
Quote:
A razão pq aquilo é estúpido é por ser demasiado simples, imo. Eu percebo perfeitamente a ideia, mas eu não me contento com a visão de que o clima é só ou praticamente só actividade solar, e agora de repente passou a ser tb efeito de estufa. O clima é dos campos mais caóticos da ciência e é estranho mandar um bitaite desses dessa maneira. Razão pela qual dizeres manchas solares para explicar o Medieval Warm Period, também não me satisfaz completamente. É o meu espirito céptico a funcionar, que se há-de fazer?
Passou a ser também o efeito de estufa porque
a) Nós contribuimos para o aumento em quê? 30% nos gases de efeito de estufa. Relação confirmável através dos "estupidos" dos isotopos de carbono.
b) O CO2 é um forcing radiativo positivo.
c)
Também dei a informação da acidificação do oceano que é um "sink" de CO2 imenso. Se o tivesses lido, e visto do lado direito
e lido isto acerca do maior "sink" a ficar rapidamente saturado, também tinhas outra idea.
A+B+C. Conclusão.
Quote:
É suposto dizer minimo de maunder agora?
Não. É suposto dizeres porque é que o gajo é estupido, e estou a dar a dica que se a resposta não tiver minimo de maunder nela, a resposta vai estar errada.
Dica2: O que ele disse está relacionado com o minimo de Maunder.
Vá mas explica lá.
Quote:
sobre o outro artigo, só vejo aquilo como uma perspectiva alternativa da variação de temperatura, não me parece q eles procurem confirmar nada, a não ser q te estejas a referir apenas à actual tendencia de temperatura mostrada no grafico, claro.
Claro que só quero a tendência. É isso que é o Aquecimento Global, cacete. É o aumento da temperatura
média, devido à acção do homem, nomeadamente através de gases de efeito de estufa acelerando um algo que seria natural.
Sabes o que é uma média, não sabes?
Quote:
E para finalizar, não, não tinha qualquer relação o q escreveste pq eu tava a ironizar a forma cm discutiste o clima extremo, nomeadamente quando entraste na discussão e tu respondeste a tentar justificar o frio q se verificou no passado inverno.
Sugiro ler:
http://www.realclimate.org/index.php/ar ... l-warming/E justifiquei o clima frio com uma falta de manchas solares, tal como em 1985, 1995 ou no final da década de 70 pelos aerossois. Tiveram interacção com o clima,
mas, as temperaturas continuaram globalmente mais quentes quando comparadas com uma altura de actividade solar anterior, num espaço muito curto de tempo.
Quote:
EDIT:
Ok, agora é q é para finalizar:
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_sc ... al_warmingVou dar uma Portnoy e dizer q são todos uma cambada de republicanos criacionistas filhos da puta amantes do Bush. :p
Eles podem discordar o que querem. O aquecimento e seu mecanismo é corrobado por vários campos da ciência.
Btw, bandwagon fallacy.
Quote:
...de um gajo que é pago pela OPEC e tem interesses na industria do carvão e petroleo.
Tobacco tactics, much?